Núcleos da Base

 

 

Sob a designação de núcleos da base compreendem-se as massas cinzentas subcorticais situadas profundamente no interior de cada hemisfério cerebral. Os núcleos da base são: núcleo caudado, o núcleo lentiforme, o claustrum, o corpo amigdalóide, o núcleo accumbens e o núcleo basal de Meynert.

 

A) Núcleo Caudado

É uma massa alongada e bastante volumosa de substância cinzenta; dispõe-se sagitalmente e tem a forma de uma hemi-elipse aberta para a frente; relaciona-se em toda a sua extensão com os ventrículos laterais. Sua extremidade anterior constitui a cabeça do núcleo caudado, que proemina do assoalho do corno anterior do ventrículo. Ela continua gradualmente com o corpo do núcleo caudado, situado no assoalho da parte central do ventrículo lateral. Este afina-se pouco a pouco para formar a cauda do núcleo caudado, que é longa, delgada e fortemente arqueada, estendendo-se até a extremidade anterior do corno inferior do ventrículo lateral. A cabeça do núcleo caudado funde-se com a parte anterior do núcleo lentiforme.

 

B) Núcleo Lentiforme

Não aparece na superfície ventricular, situando-se profundamente no interior do hemisfério. Medialmente relaciona-se com a cápsula interna que o separa anteriormente da cabeça do núcleo caudado e posteriormente do tálamo; lateralmente relaciona-se com o córtex da ínsula, do qual é separado por substância branca e pelo claustrum.

É dividido em putâmen e globo pálido por uma fina lâmina de substância branca, a lâmina medular lateral. O putâmen situa-se lateralmente e é maior que o globo pálido, que se dispõe medialmente. Nas secções não coradas de cérebro, o globo pálido tem uma coloração mais clara que o putâmen em virtude da presença de fibras mielínicas que o atravessam. O globo pálido é dividido por outra lâmina de substância branca, a lâmina medular medial, em partes externa e interna.

Costuma-se designar o núcleo caudado e o putamen juntos, de striatum, por causa da semelhança de suas características morfo-funcionais, e de pallidum o globo pálido, que é estruturalmente diferente, e tem outras conexões. Núcleos caudado e lentiforme são denominados, em conjunto, Corpo Estriado.

 

C) Claustrum

É uma delgada calota de substância cinzenta situada entre o córtex da ínsula e o núcleo lentiforme. Separa-se daquele por uma fina lâmina branca, a cápsula extrema. Entre o claustrum e o núcleo lentiforme existe uma outra lâmina branca, a cápsula externa.

 

Obs: Corte Horizontal: da face lateral até a superfície ventricular temos: córtex da ínsula, cápsula extrema, claustrum, cápsula externa, putâmen, lâmina medular lateral, parte externa do globo pálido, lâmina medular medial, parte interna do globo pálido, cápsula interna, tálamo, III ventrículo.

 

D) Corpo Amigdalóide

É uma massa esferóide de substância cinzenta de cerca de 2 cm de diâmetro situada no pólo temporal do hemisfério cerebral, em relação com a cauda do núcleo caudado. Faz um discreta saliência no tecto da parte terminal do corno inferior do ventrículo lateral.

 

E) Núcleo Accumbens

Massa de substância cinzenta situada na zona de união entre o putâmen e a cabeça do núcleo caudado em área que alguns autores chamam de corpo estriado ventral.

 

F) Núcleo Basal de Meynert

Macroscopicamente é de difícil visualização. Situa-se na base do cérebro, entre a substância perfurada anterior e o globo pálido, região conhecida como substância inominata.